quinta-feira, 6 de outubro de 2011

HISTORIA DO BOLICHE

A história do boliche é indefinida, sendo que há várias possibilidades. Uma delas é que um arqueólogo teria encontrado, na tumba de uma criança egípcia, um jogo similar ao boliche, que tinha pinos e bolas primitivas.

Também foi encontrada por um grupo de arqueólogos, em 2007 uma tumba nunca vista igual. Nessa tumba havia uma espécie de salão de jogos semelhante ao do boliche. O achado foi identificado como da dinastia de Ptolomeu, que durou de 332 a.C. à 30 d.C.

Porém, a versão moderna do Boliche nasceu por volta do Século III ou IV na Alemanha. Nessa época tinha conotação religiosa e era jogado com 9 pinos colocados em forma de losango. Os fiéis jogavam pedras em direção à um bastão que carregavam para se protegerem (denominado "Kegel"). O "Kegel" representava o Céu, dessa forma quem conseguisse derrubá-lo, estaria se livrando dos pecados. Diz-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de Boliche em sua casa.

Foram encontradas várias referências ao esporte Boliche em toda a Idade Média na Alemanha. Até leis que limitavam as apostas em partidas de Boliche foram promulgadas em 1325. Um importante festival em Frankfurt tinha o Boliche como a principal atração.

A partir daí essa modalidade esportiva se espalhou pela Europa.

As primeiras regras do Boliche foram desenvolvidas na Holanda por volta de 1650. Convencionou-se a disposição dos nove pinos na pista em forma de diamante. Ainda hoje essa versão é disputada principalmente na Europa.

No séc. XII surgiu o boliche na grama, porém o esporte ficou tão popular que a prática foi proibida pelo rei Eduardo que temeu que o arco fosse menos praticado e assim enfraquece as defesas do reino.

No séc. XIX nos Estados Unidos, o boliche se modificou. Nessa época foi acrescentado um pino no boliche, ficando assim com os 10 pinos que são usados atualmente. Na Europa, em alguns locais, ainda se usa 9 pinos nas partidas de boliche.

As regras atuais do "ten-pin bowling" foram criadas em 1875 com o surgimento da Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos (USBNA), porém ela durou pouco tempo, da mesma forma que a sua sucessora, a União Americana de Boliche Amador. Porém, essas duas entidades ajudaram a consolidar o esporte Boliche nos Estados Unidos e, mais ainda, a difundir essa modalidade de dez pinos para a Europa, no início do século XX.

Em 9 de setembro de 1895, foi organizado em New York o Congresso Americano de Boliche (ABC, American Bowling Congress), sediado em Milwaukee, com o objetivo de aplicar medidas corretivas contra os excessos de jogatina e aperfeiçoar ainda mais as regras. O equipamento de Boliche foi então totalmente padronizado para que os jogadores de todo o mundo pudessem competir em igualdades de condições.

(Sobre a origem da palavra Boliche (segundo o Dicionário Houaiss), conforme a Etimologia (estudo da origem e da evolução das palavras), trata-se de um espanholismo, Boliche (1599) rede, pequena rede de pesca, do catalão bolitx, ligado ao grego bolídion, diminutivo não documentado do grego bólos rede, rede de pesca por influência de bola (do latim bulla bolha, borbulha, objeto redondo, bola), o vocábulo passa a designar por metonímia casa onde se jogava com bolas e depois tipo de jogo com bolas, referência (século XVII) a cantina, geralmente militar, onde o proprietário ganhava ("pescava") o dinheiro de quem ali praticava o jogo Boliche o vocábulo passa ao português com essa primeira acepção e por extensão toma também no Sul do Brasil o sentido de Boliche taverna pobre, bodega, usual (século XIX) na América espanhola).


Um comentário: